Valvulas
PORQUE UM AMPLIFICADOR valvulado?
O retorno de amplificadores valvulados não é uma simples onda de nostalgia, mas o reconhecimento do Supremo em tecnologia. Aspessoas reconhecem a holografia do palco a suavidade e clareza de resolução da reprodução valvular. Conforme indiquei há a satisfação em ouvir.
Na verdade o preconceito da tecnologia obsoleta foi imposta às válvulas para serem vendidos os novos equipamentos de estado sólido – e os comerciantes e fabricantes faturarem mais.
Vantagens
Qualidade de áudio superior. Altamente linear sem necessidade de realimentação negativa. Corte suave, portanto mais musical que os transistores.
Tolerante a grandes sobre cargas e picos de voltagem. Possui a característica natural de ser independente da temperatura, simplificando os projetos de polarização de grade.
Maior gama dinâmica que circuitos transistorizados circuitos, devido a voltagens de operação bem maiores o que favorece a tolerância a sobrecargas. Capacitâncias internas variam muito pouco com a variação do sinal. Acoplamento capacitivo pode ser feito com capacitores de pequeno valor o que facilita a melhor qualidade dos mesmos devido a inerente alta impedância das válvulas. Os projetos e a construção tendem a ser mais simples que seus equivalentes transistorizados pela necessidade que possuem em tornar lineares suas características intrinsecamente não lineares. Operam em Classe A ou Classe AB, o que minimiza a distorção no nódulo de inflexão. O uso de transformadores de saída protege o alto-falante das componentes de Corrente Contínua quando com defeito que também protegem as válvulas de forças contra-eletro-motrizes geradas pelos alto-falantes que às vezes queimam aparelhos transistorizados.